027947491813

445 palavras 2 páginas
Qual é a utilidade da filosofia?

A filosofia nos permite ter mais de uma dimensão, alem da que é dada pelo agir imediato no qual o indivíduo prático encontra mergulhado. É a filosofia que dá distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam; reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade; retorna a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la. Portanto filosofia é a possibilidade da transcendência humana, capacidade de superar a situação dada e não escolhida.
A Filosofia ajuda-nos a responder aos problemas das mais variadas áreas, como a Filosofia da Religião, a Ética, a Estética, a Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia, a Filosofia Política, a Filosofia do Direito, a Ontologia ou Metafísica, entre outras. Mas a Filosofia não nos ajuda apenas a saber responder e a justificar problemas filosóficos, ajuda-nos também a argumentar sobre qualquer outro problema de outra área que se nos depare, como “o direito, a informática, a consultoria de gestão, o funcionamento público, o jornalismo, o cinema”, entre outras.
Esta capacidade revela-se muito frutuosa e útil para o nosso quotidiano, porque permite -nos apresentar uma justificação lógica e coerente acerca de qualquer problema que nos seja colocado por outra pessoa, seja um amigo, um familiar ou um estranho. Concluindo, aquela pessoa que se interesse por Filosofia fica capacitada com certos instrumentos lógicos de raciocínio que lhe permitem justificar outros problemas para além dos problemas tipicamente filosóficos.

2 – Qual a importância da filosofia na Educação Física?

“A Educação Física tem o papel de refletir sobre as diversas dimensões do corpo humano e não somente sobre a sua mecânica, buscando seu sentido mais amplo, em contextos culturais e sociais dinâmicos. Nesse sentido, a Filosofia pode orientar a Educação Física para situá-la nesses contextos e para pensar-se de forma crítica”.A falta do exercício

Relacionados