027276891694

1058 palavras 5 páginas
Universidade Potiguar - UnP
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –PRONATEC
Curso: Técnico em Enfermagem
Disciplina: Processo do Cuidar do Paciente Cirúrgico
Professora: Luana Fabrícia Gomes
Aluna: Stela Caroline Carlos de Oliveira Souza

Pesquisar: Qual a diferença de Desinfecção e Esterilização.

Desinfecção: é um processo desenvolvido com o intuito de eliminar uma grande parcela de microorganismos das superfícies de objetos e materiais, sendo que os processos de desinfecções podem ser de altos, médios e pequenos níveis de destruição de microorganismos. Esterilização: é normalmente usado como um complemento mais eficaz para eliminação de todas as formas de microorganismos de objetos, materiais e equipamentos que precisam estar assépticos, quando comparado a desinfecção. Esterilização (materiais)
Esterilização de materiais: é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, destruindo todas as bactérias, seus esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens. Contudo a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem. Métodos de Esterilização:

Flambagem: É a colocação do material sobre o fogo até que o metal fique vermelho.
Vantagem: Fácil execução
Desvantagem: Não é seguro, pode não esterilizar alguns tipos de bactérias pelo baixo tempo de exposição. Estraga do material tem uma cor preta, e com cheiro forte.

Calor Seco: Atua sobre os microorganismos provocando a oxidação dos constituintes celulares orgânicos e a desnaturação e coagulação das proteínas. Penetra nas substâncias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, para que haja uma eficaz esterilização.
São utilizadas as

Relacionados