027151831023

834 palavras 4 páginas
VII Semana de Educação da Faculdade Araguaia

Dia 05/11/2013 Abertura às 18h 45min e conferência com a Professora Pós Doutora em Educação Ilma Passos Alencastro Veiga

A autora abordou o tema: Docência como atividade profissional, por meio do qual defendeu a ideia de que a docência como atividade profissional é o que a docência exige para a formação da Educação Básica: Pedagogia; Ensina Médio: Licenciatura; Ensino Superior: preparo do professor na educação Superior. Por tanto, a docência é o exercício do trabalho do professor, uma profissão que exige formação, renovação, rompimento com o modelo de educação, o perfil que não adequa ao aluno.
A escola tem que inovar de forma contextualizada, dominar os conhecimentos, as atividades metodológicas com a incumbência do professor para além da sala de aula.

Dia 06/11/2013 Abertura às 18h 45min e conferência com a Professora Doutoranda em Educação Geovana Reis.

A autora abordou o tema: O Plano Nacional de Educação e a formação docente, por meio do qual defendeu a ideia do papel do Estado na garantia do direito à educação por meio do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 8035 de 2010, portanto as metas desse documento deixa claro o papel do Estado: a obrigação de fomentar a universalização do ensino na idade apropriada adequada para educação infantil e no ensino médio, onde 85% desses jovens estejam matriculados, atender também os alunos especiais. O governo preocupa com a aprendizagem e quer até em 2020 atingir melhores resultados no IDEB. Quer proporcionar o retorno do aluno que abandonou os estudos entre 18 a 29 anos de idade, também os indivíduos do campo e regiões pobres. O governo preocupou em garantir a formação profissional na educação básica e no ensino médio, além de cursos profissionalizantes cursos técnico, e ampliar a formação do professor e valorizar esse profissional.

Dia 07/11/2013 Abertura às 18h 45min e conferência com o Professor Doutor Alcio Crisóstomo Magalhães.

O autor

Relacionados