02706335963

Páginas: 2 (286 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Exercício da cidadania


Para este trabalho recorta-se alguns questionamentos e comentários sobre a temática cidadania, destacando que para exercitar amesma é necessário agir como cidadão ativo na prática de seus deveres, para assim se servir de seus direitos. Cumprindo e usufluindo do conjunto desses direitos e deveres noâmbito civil, social e político, a cidadania será plena em seu exercício.
O papel da educação em função da cidadania é de humanizar os cidadãos tornando-os sempre maisconscientes de seus direitos, deveres e seu valor numa determinada sociedade e tempo histórico. Consciência que leva a participação e prática constante de valores que firmem ademocracia e a igualdade entre todos nesta mesma sociedade. A educação precisa associar valores morais e éticos, conscientizando cada cidadão de sua importância na vida do outrofazendo-o entender que seus atos ou omissões sempre influenciam de alguma forma no todo da sociedade.
Valores como cooperação, sinceridade, perdão, respeito, bondade, diálogoe solidariedade, precisam ser ensinados e praticados no meio educativo, de forma que sua constância venha aos poucos transformando a cultura do egoísmo, do individualismo edo consumismo que é valorizada e imposta de forma crescente na atualidade. Cultura esta que desfigura o ser humano em sua essência.
Portanto, cidadania não é somentereconhecer direitos e deveres do cidadão. É em si, o cumprimento dos mesmos por toda a sociedade, que ao cultivar valores éticos e morais, desenvolve o crescimento das relaçõesinterpessoais junto ao desenvolvimento das capacidades e responsabilidades de todo um grupo social, frente as aceleradas transformações de um mundo sempre mais globalizado.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!