025574931805

957 palavras 4 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

ALUNO: FABIANA PAULA HECK
TURMA: 01
TUTOR: JOSÉ AUGUSTO
ATIVIDADES 01
Responder as atividades de aprendizagem da página 40 do fascículo da disciplina:

1.Porque estudar Psicologia Organizacional em um curso de Administração?
A Psicologia dos Fatores Humanos é uma especialidade da Psicologia Organizacional, na interface com a Engenharia, que estuda meios de aprimorar o desenho e as funções das máquinas e o ambiente de trabalho para melhor atender às necessidades das pessoas .Psicologia Organizacional vem ampliando seu espaço de influência em todos os setores das organizações.

2.Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?
A Psicologia Organizacional surge no final do século XIX influenciada pela procura de racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor industrial. O marco é o trabalho de Frederick Winslow Taylor (1980), pioneiro da administração científica, que estabeleceu critérios para o planejamento na situação do trabalho com o objetivo de aumentar a produção

3.A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?
Em 1924, na fábrica da Western Eletric Company em Hawthorne, alguns especialistas elaboraram um programa de pesquisa para estudar a iluminação na produtividade. Eles procuravam encontrar a combinação ideal de condições físicas, horas e métodos de trabalho que estimulassem os trabalhadores a produzirem ao máximo de sua capacidade. Partiram da suposição de que a melhoria da iluminação resultaria em aumento da produção e diante desta situação a conclusão que chegaram foi surpreendente. Constataram que o fator que mais influenciava a

Relacionados