02512314

570 palavras 3 páginas
1 – INTRODUÇÃO Medidor de vazão é todo dispositivo que permite, de forma indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo. O princípio de funcionamento de um medidor de vazão pode ser baseado em um dos seguintes fundamentos: Pesagem; Efeito da força de arrasto; Equação da Energia.

a) Pesagem: Baseia-se no fato de que a vazão pode ser determinada a partir do fluxo de massa que atravessa uma seção durante o intervalo de tempo. Os instrumentos necessários para efetuar este tipo de medição são uma balança e um cronômetro. O método apresenta como restrições: a necessidade de se desviar o fluxo; a medição não é instantânea, isto é, requer tempo para que uma amostra de fluido seja coletada.

b) Efeito da força de arrasto: Baseia-se no fato da força de arrasto ser proporcional ao quadrado da velocidade média do escoamento na seção. Um dispositivo que emprega este método é denoninado “Rotâmetro”. O Rotâmetro (ver fig.1) é constituído por um tubo transparente cônico graduado, por onde escoa o fluido, e por um flutuador (mais pesado que o fluido) que se posiciona dentro do tubo cônico em conformidade com o valor da vazão.

c) Equação da Energia Consiste em se alterar a seção de escoamento para que sejam verificadas variações nos termos da equação da energia aplicada entre estas seções de cada tipo de medidor.. Dentre os medidores de vazão que empregam este fundamento destacam-se: c1) Vertedouro: é empregado para medição de vazão em canais abertos. Consiste na redução da seção de escoamento através da introdução de uma placa vertical com a configuração mostrada na Figura 2.

Fig. 2 Esquema simplificado do escoamento num vertedouro. A vazão, obtida pela aplicação da Equação da Energia entre as secções 1 e 2, é função da altura H conforme a relação: 3 2 Q = CW 2g H 2 3

Cw é um coeficiente obtido experimentalmente que permite a obtenção da vazão real no vertedouro a partir da vazão ideal obtida por meio

Relacionados