024781951899

855 palavras 4 páginas
BIOESTATÍSTICA
CONCEITOS BÁSICOS DE BIOESTATÍSTICA
1.1 Conjunto de dados. População e amostra
A estatística pode ser definida como um conjunto de ferramentas para coleta, organização, análise e interpretações de dados experimentais. O objeto de estudo em Estatística é um conjunto de dados que pode constituir uma população ou uma amostra.
População: É um conjunto finito ou infinito de elementos.
Amostra: é um subconjunto da população.Geralmente buscamos amostras representativas.Uma amostra representativa é aquela que mantém as características da população.
1.2 Tipos de variáveis
Variáveis São características dos elementos que formam o conjunto de dados.
As variáveis podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas: as variáveis qualitativas expressam uma classificação em categorias e, por isso, também são chamadas de categorias. As variáveis quantitativas expressam quantidades numéricas e se dividem em discretas e continuas. As variáveis discretas assumem apenas determinados valores num dado conjunto enumerável, enquanto as variáveis continuas podem assumir, ao menos teoricamente,qualquer valor num dado intervalo numérico.
EXEMPLO- Listar variáveis qualitativas e quantitativas para um paciente
Na verdade todas as variáveis são discretas, devido a limitação dos instrumentos de mensuração.
1.3 Medidas de Tendência Central
São valores que trazem informação sobre a região em trono da qual os dados estão posicionados. As medidas de tendência central mais utilizadas são: Media, Mediana e Moda.
1.4 Média Aritmética
A Media aritmética é definida como a soma de todas as observações da variável X, dividida pelo numero de elementos do conjunto de dados. Freqüentemente a media aritmética é o valor que melhor representa um conjunto de dados.
Quando os dados não estão organizados na forma de uma tabela de freqüências e, portanto, estão na forma isolada, as expressões genéricas para encontrar a media são:
População e Amostra
1.5 Moda (MO)
A

Relacionados