024745521996

410 palavras 2 páginas
ATIVIDADE - Aula 07 e 08

QUESTÃO 1 - Vygotsky, inspirado nos princípios do materialismo dialético, considera o desenvolvimento da complexidade da estrutura humana como um processo de apropriação pelo homem da experiência histórica e cultural. Segundo ele, o organismo e meio exercem influência recíproca, portanto o biológico e o social não estão dissociados. Nessa perspectiva, a premissa é de que o homem constitui-se como tal através de suas interações sociais, portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada cultura. O processo de apropriação do mundo social é chamado de:

a) Equilibração;
b) Modelação;
c) Internalização;
d) Cognição;
e) Mediação.

QUESTÃO 2 - Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Na frase “quando as palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas” Vygotsky estudou:

A) Pensamento;
B) Linguagem;
C) Fala egocêntrica;
D) Discurso interior;
E) Centração.

QUESTÃO 3 - As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino, ele estudou a importância da :
a) Função cognitiva;
b) Função social;
c) Função afetiva;
d) Função corporal;
e) Função motora

QUESTÃO 4 - Em 1905, em Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, S. Freud dividiu o desenvolvimento infantil em fases, sendo: oral, anal e fálica e a Fase Genital da organização adulta. (1.0)
I. As fases do desenvolvimento propostas por Freud e Abrahan, devem ser vista dentro de um modelo anaclítico, onde sempre há organizações biológicas de base sobre as quais os modelos psicológicos são organizados.
II. A fase Genital

Relacionados