024383711368

2202 palavras 9 páginas
CARVALHO, Marly Pereira de: Competências Profissionais no Mundo Moderno. Cametá, 2013

O presente estudo focaliza as competências profissionais no mundo moderno ressaltando o papel do gestor frente aos desafios nos dias atuais. Sendo assim, o primeiro ponto desta pesquisa destaca a liderança e as relações humanas, onde o gestor é um líder do seu grupo e como tal deve agir frente ao seu grupo de trabalho, prevalecendo sempre uma boa relação entre todos.
Nessa perspectiva, vamos discorrer um pouco o papel do líder nas situações de organização em seu ambiente de trabalho, seja ele privado ou público, visando um objetivo em comum, haja vista, que no decorrer da história o gestor se apresenta condicionado a um estilo de líder meramente burocrático. Já o papel do gestor na atualidade é perceber e modelar as estruturas organizacionais, definindo e orientando os objetivos no desenvolvimento dos trabalhos.
Para isso é necessário que o gestor educador aprenda a aprender, isto é, a viver em grupo, com eficácia, prevalecendo sempre o diálogo, onde a capacidade de compreender e entender é o foco principal para um ambiente de trabalho promissor na atualidade.
Outro foco importante a ser compreendido é o estilo do gestor participativo, onde todos se sentem responsáveis na equipe, pois nessa área é imprescindível que o gestor esteja em sintonia com sua equipe e que ela saiba de suas afinidades, experiências e perspectivas de evolução profissional, pois no momento que o gestor se entrosar com os outros membros, com certeza exercerá seu papel de líder.
O estilo do gestor autocrático, onde a centralização do poder se caracteriza pela relação “mandar X obedecer”, onde o gestor exerce todo o direcionamento da equipe sem interagir com os demais, exercendo a função de digerir todas as funções e os demais apenas de obedecer, nesse sentido, o gestor autocrático exerce função dominadora, promove antagonismos, tão prejudiciais, por medo dos demais de se propor a novas ideias e

Relacionados