023601442224

733 palavras 3 páginas
Instituto de Educação Boas Novas
Manaus, 19 de Maio de 2014
Gestora: Eliab Câmara
Professora: Raquel Nunes Serrão
Aluna: Laura Beatriz Vasconcelos Carvalho
Série: 2º ano Turno:matutino

Laura Beatriz Vasconcelos Carvalho

Manaus 19 de Maio de 2014
A língua sueca (svenska) é uma das cinco línguas germânicas setentrionais (ou línguas nórdicas). É falada por nove milhões de pessoas, predominantemente na Suécia e em partes da Finlândia, especialmente na costa e nas ilhas Åland. É mutuamente inteligível com as duas línguas nórdicas vizinhas, o dinamarquês e o norueguês. O islandês está mais afastado, em grande parte devido ao seu caráter arcaizante.
História
Antes da Era Viking é difícil estabelecer uma distinção entre a língua falada na atual Suécia e no restante da Escandinávia, mas após o ano 800 as línguas escandinavas orientais começam a se separar, tendo lugar uma acentuada divisão após as invasões dinamarquesas por volta de 1300.1
A língua sueca moderna se desenvolveu na região de Mälaren-Uppland, onde estavam localizados os principais centros de Governo e ensino da Idade Média (Estocolmo e Uppsala), sendo também influenciada pelo dialeto da região da Gotlândia.
A história da língua sueca se divide em dois grandes períodos:
Sueco antigo2 , que engloba a Era Viking e a Idade Média, podendo subdividir-se em período rúnico (cerca de 800-1225), período clássico (cerca de 1225-1375) e período recente (cerca de 1375-1526). Os textos mais antigos na língua sueca são inscrições rúnicas do século IX, das quais a mais importante é a encontrada na Pedra de Rök (Östergötland, Suécia), que apresenta 850 runas. Os textos inscritos mais antigos em um alfabeto latino modificado são textos oficiais medievais: um fragmento do Direito gótico ocidental antigo, da década de 1220, e um texto completo pertencente ao código legal da década de 1280.
Nesta época, o léxico experimentou importantes mudanças: a igreja introduziu empréstimos

Relacionados