023583951996

1136 palavras 5 páginas
André Felipe Barbosa e Elis Regina

A SUPREMACIA DO PAPADO: CRUZADOS E REFORMADORES

Dourados/MS
Junho de 2013

André Felipe Barbosa e Elis Regina

A SUPREMACIA DO PAPADO: CRUZADOS E REFORMADORES

Resumo feito à Faculdade Teológica Batista Ana Wollerman para a disciplina História do Cristianismo.

Professora: Lilian Sarat

Dourados/MS
Abril de 2013

As cruzadas
Durante os séculos XII e XIII, os cristãos da Europa ocidental deram início a expansão de cruzadas a fim de dominar outros povos, no sentido religioso. As ordens Dominicismo e franciscana surgiram nesse período, como movimentos de roforma para rejuvenecer o monasticismo medieval.
As cruzadas contra os mouros na Espanha e os mulçumanos na Sicília tinha como objetivo expulsar os mulçumanos que estavam na Europa Ocidental, uma das cruzadas que mais marcou o periodo foi a realizada na Palestina, que visava recapturar recupera-la dos selvagens turcos séljúcidas. Em 1074, Gregório IV convocou uma cruzada contra os mulçumanos que estavam na Palestina que oprimiam os peregrinos, isso custou o seu título papau.
As primeiras Cruzadas tinham interesses religiosos. Os turcos seljúcidas perseguiam os peregrinos europeus que chegavam na Palestina, com isso, o imperador de constantinopla solicitou ajuda dos cristãos pois os mulçumanos estavam pondo em risto a segurança do reino. O movimento constituiu-se também em uma tentativa de controlar o Oriente Próximo.
Em 1095, Urbano II realizou a primeira cruzada, seu objetivo foi libertar os lugares Santos dos mulçumanos e com isso a multidão o apoiou, sendo que sua grande maioria era formada por franceses. Mas grande parte da população era de camponeses e com isso não estavam preparados para os ataques e ao chegar na Ásia Menor foram masacrados pelos turcos e vendidos como escravos. A segunda cruzada foi a expedição dos cristãos europeus, procalamda pelo papa Eugênio III e pregada por São Bernardo de Clairvaux em resposta a conquista de Edessa em 1144

Relacionados