023502110981

841 palavras 4 páginas
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Curso de Pedagogia a Distância na modalidade de distância.
Disciplina: Fundamentos da Educação a Distância.
Polo: Palmitos
Nome do aluno: Almir Zanatta
Atividade 1 – História da Educação a Distância

Atividade 1 – História da Educação a Distância

“A EAD no Brasil é marcada por uma trajetória de sucessos, no obstante a existência de alguns momentos de estagnação provocados por ausência de políticas públicas para o setor. Em mais de cem anos, excelentes programas foram criados e, graças à existência deles fortes contribuições foram dadas ao setor para que se democratizasse a educação de qualidade, atendendo, principalmente, cidadãos fora das regiões mais favorecidas” (ALVES, 2009, p.9).
Com base no contexto acima e na leitura do capítulo 1 do caderno pedagógico, pesquise sobre a história da Educação a Distância no Brasil, do surgimento à atualidade, e elabore um texto sobre a pesquisa realizada.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL, DO SURGIMENTO À ATUALIDADE.

A EaD, em sua experiência, é conhecida desde o século XIX. Mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com o surgimento de novas tecnologias, sendo a internet sua maior colaboradora, e é ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

No âmbito da legislação, a EaD é considerada uma realidade recente que só surgiu após nove anos passados da entrada em vigor da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB/96).1

A Educação a Distância

Relacionados