023392511678

735 palavras 3 páginas
A energia renovável tem um efeito positivo na segurança energética, na geração de empregos e na qualidade do ar. Tendo em vista os custos relativos a outras opções de oferta, Enquanto se gastam bilhões no desenvolvimento das tecnologias de grande concentração de energia, centenas de megawatts por usina com todos os problemas de transmissão e distribuição, negligencia-se o desenvolvimento das energias renováveis descentralizadas: solar térmica (água quente), solar fotovoltaica (eletricidade), eólica (eletricidade) e biomassa (caldeiras) (MARRANGHELLO, 2004).

Porém, segundo Ocácia (2002), organizações, indústria e empresas de serviço assumem, cada vez mais, o seu interesse na energia eólica como bom investimento e como solução para os problemas energéticos do futuro.
A localização definitiva deve considerar todos os aspectos que de alguma forma interferem na velocidade do vento, tais como, acidentes topográficos, árvores, construções; deve ser levado em conta a representatividade como lugar típico da região, a de menos interesse específico, em lugar promissor, com área adequada para implantação de turbinas eólicas (OCÁCIA, 2002).

De solo e de infra-estrutura na região, custos de manutenção, remuneração pela energia produzida, etc. Este tipo de empreendimento requer necessariamente, análises que considerem longas séries de registros de dados de vento, além de pelo menos um ano de medidas no exato local da futura instalação. Normalmente, esta análise é conduzida pelos próprios fornecedores de equipamentos (OCÁCIA, 2002).

Os sistemas de conversão à energia eólica exploram a energia contida na movimentação De acordo com a WWF-Brasil (2007), o futuro cenário elétrico, que busca ser ao máximo sustentável, priorizará tecnologias e práticas que busquem:
• Redução de impactos ambientais causados pelo setor elétrico;
• Redução de conflitos sociais causados por novas plantas geradoras de energia;
• Maior eficiência energética;
• Redução dos gastos de

Relacionados