023229841856

1352 palavras 6 páginas
Diferenças e semelhanças entre Skinner, Chomsky, Piaget, Vygotsky e Benveniste.
Alessandra Figueiredo Kraus Passos
Neste texto será apresentado a distinção/diferenças e relação/semelhanças entre Skinner, Chomsky, Piaget, Vygotsky e Benveniste. Objetivando compreender as discussões teóricas que norteiam os estudos na área de Aquisição da Linguagem, procurando mostrar suas diferenças e semelhanças no que se refere aos estudos do desenvolvimento da linguagem da criança.
Para isso, partiremos de seus pressupostos teóricos estudados em sala de aula e as discussões que foram realizadas sobre esse assunto. Aquisição da Linguagem está longe de ser um estudo que não tenham novos estudiosos que a especule, pois o fenômeno da aquisição da linguagem sempre acendeu especulações entre os estudiosos do assunto ou de diferentes áreas do conhecimento, pais e até mesmo de pessoas que não entendem nada sobre o funcionamento da linguagem. Esses motivos levam a Aquisição da Linguagem ainda ser uma área híbrida, heterogênea ou multidisciplinar (SCARPA, 2011, p.205).
O primeiro teórico a ser estudado trata-se do psicólogo Skinner, cujo trabalho foi o mais dominante no behaviorismo (teoria que coloca a língua em funcionamento por um ato individual de utilização - estudo da aprendizagem vigente na década de 50).
Para melhor compreensão torna-se necessário saber um pouco sobre a subdivisão behaviorista. Essa teoria divide-se em duas fases. O defensor da primeira fase é John B. Watson, o mesmo diz que: o comportamento humano pode ser estudado somente pelo meio externo e não pelo interior, e que é possível condicionar a resposta de um animal ou ser humano a um determinado estimulo, através de mudanças específicas no ambiente (FINGER, 2008). Dessa forma, exclui a consciência humana, dizendo que, assim como os animais o ser humano pode ser moldado pelos estímulos condicionadores.
Já na segunda fase mais conhecida como

Relacionados