023226771937

1574 palavras 7 páginas
Doença de Parkinson

Introdução

A doença de Parkinson é uma doença do sistema nervoso central que causa problemas com os movimentos do corpo, incluindo tremores, rigidez, movimentos corporais mais lentos, instabilidade de postura e dificuldades para caminhar.

Isto acontece quando células nervosas (neurônios) de uma parte do cérebro chamada substância nigra gradualmente morre. Estas células regularmente produzem dopamina, uma substância química que ajuda a retransmitir as mensagens entre áreas do cérebro que controlam os movimentos do corpo. A morte dessas células faz com que níveis anormalmente baixos de dopamina sejam produzidos, tornando difícil para a pessoa com doença de Parkinson controlar a força e os movimentos musculares, tanto em repouso como durante os períodos de atividade.

A doença de Parkinson afeta milhões de pessoas em todo o mundo, com mais de 400.000 novos casos diagnosticados a cada ano. A doença aparece em geral na meia-idade - por volta dos 60 anos de idade.

Entretanto, cerca de 5 por cento dos pacientes têm a doença de Parkinson mais cedo, antes dos 40 anos. A doença de Parkinson afeta mais ou menos uma pessoa para cada 1.000. Freqüentemente atinge os europeus e norte-americanos mais que os asiáticos ou africanos. É mais comum em homens que em mulheres.

Ainda hoje, os cientistas não determinaram por que algumas pessoas desenvolvem a doença de Parkinson e outras não. O fator genético é complexo e a influência de uma história familiar depende da idade de aparecimento. Uma pessoa que tem um dos pais ou um irmão que foram diagnosticados com a doença em uma idade mais precoce tem um risco mais alto de desenvolver o Parkinson, mas não terá se o membro da família afetado for mais velho, quando o diagnóstico se fez.

Quadro Clínico

A doença de Parkinson habitualmente começa como um tremor leve ou uma rigidez que envolve o braço ou a perna em um lado do corpo. O tremor é mais proeminente em repouso e é contínuo, tipicamente

Relacionados