023184620400

1276 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Unidade Porto Alegre-RS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Movimento de Reconceituação

Nome do tutor presencial: Elisabete Bortoluzzi
Nome do tutor à distância: Maria Aparecida

NOMES E RA PARTICIPANTES:
Cláudia Luciane de Fraga de Farias - RA: 383926
Fernanda Neto Ribeiro - RA: 377811
Paula Barroso Machada - RA: 381999

Porto Alegre, 17 de Abril de 2013.
Introdução
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância do movimento de reconceituação para o Serviço Social brasileiro e seus desdobramentos na construção da identidade profissional. Para isso imprescindível a reflexão dos documentos advindos deste movimento e das influências do positivismo, da fenomenologia e da dialética neste processo.

PALAVRAS CHAVE: Movimento de reconceituação, documentos e influências filosóficas.

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

Por volta da metade do século XX o Serviço Social brasileiro embora estivesse vivendo um processo de rompimento com a concepção filantrópica oriunda da tradição católica se via agora calcado no funcionalismo norte-americano.
O fato é que a profissão, tanto em seus primórdios, como nas décadas posteriores estava atrelada aos interesses da classe hegemônica da nação nos diferentes estágios do sistema capitalista em seu desenvolvimento nacional.
Tanto pela influência eclesiológica (onde a igreja pretendia resgatar seu poder e reconquistar privilégios na sociedade), como pela influência do Estado (no período onde cessa a chamada república café-com-leite e, inicia a era Vargas com o processo de industrialização no país) ficava evidente que era atribuído ao Assistente Social um perfil de repressão no lidar dos problemas do operariado a fim de manter a ordem social e distanciá-lo de qualquer contato com a ideologia socialista.
Fato este que se consolidou ainda mais com a adoção

Relacionados