023132562267

2103 palavras 9 páginas
INTRODUÇÂO

A pesquisa sobre a cultura e o clima organizacional nos mostra a importância e os benefícios causados por esses fenômenos dentro as empresas. Serão abordados alguns conceitos para compreendermos a cultura organizacional e como ela se manifesta, assim como os valores e fatores que influenciam na cultura da empresa. Pois, a compreensão dos valores organizacionais e como estes são absorvidos pelos colaboradores possibilita aos gestores desenvolverem ações em um determinado ciclo organizacional. Também serão definidos os conceitos sobre Clima Organizacional e algumas relações entre a cultura e o clima.
Através da análise desses fenômenos é possível desenvolver estratégias que poderão proporcionar melhorias sobre o fluxo das atividades desenvolvidas pelos profissionais e a sustentar um ambiente de saúde e bem estar do colaborador.

CULTURA ORGANIZACIONAL Quando uma organização assume uma vida própria, independente de seus fundadores ou qualquer de seus membros, ela adquire a imortalidade. A institucionalização opera para produzir uma compreensão comum, entre os membros da organização sobre o que é o comportamento apropriado. Partindo desta noção é que se compreende a cultura organizacional.
A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si. Focalizar a empresa na dimensão de sua forma ou configuração organizacional pode ajudar a identificar aspectos de sua estrutura, da natureza do trabalho executado dentro dela e outras particularidades de sua anatomia. Mas, ainda que este enfoque seja da maior importância para a compreensão dos fenômenos organizacionais, não devemos esquecer que a organização é constituída de pessoas que se comportam.
Se estivermos com os nossos olhos e mentes, bem abertos observaremos na organização certas regularidades de comportamentos. Podem ser facilmente notadas como, por exemplo, nos modos de vestir das pessoas, nos adornos

Relacionados