0230138101-83

1339 palavras 6 páginas
Introdução
Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas - experiência tipicamente democrática e americana - entrou em declínio. Essa primeira tentativa sistemática de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa, por meio de uma filosofia humanística a respeito da participação do homem na organização, gerou uma profunda reviravolta na Administração. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, criou um impasse que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar, assim então, dando origem a teoria estruturalista. O estruturalismo surgiu para completar a Teoria da Burocracia e tem uma leve aproximação a teoria das Relações Humanas. Enquanto na teoria da Relação Humana tem um enfoque maior no movimento psicólogo na organização, o Estruturalismo apresenta os movimentos de sociólogos representando uma visão critica da organização formal. E parte do conceito de estrutura como uma composição de elementos visualizando a totalidade da qual fazem parte, ou seja, elas interdependem entre si, se há um problema em uma parte da organização implicara em um todo.

Desenvolvimento
A Escola Estruturalista

Surgimento da Escola Estruturalista

A Escola Estruturalista surgiu em decorrência dodeclínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950, com os seguintes aspectos:
1 - oposição entre os aspectos formais, e os defendidos pelos autores da escola clássica informais,valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
2 - a necessidade de visualizar a organização como um todo, e não de forma compartimentada e isolada. A organização lida com muitas variáveiscomplexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.
3 - a repercussão dos resultados dos estruturalistas na compreensão dasorganizações como um todo integrado e complexo.
As idéias centrais do Estruturalismo são: Homem organizacional: Enquanto a

Relacionados