022jjjj

22120 palavras 89 páginas
COLETÂNEA DE TEXTOS
(PARA LEITURA E AVALIAÇÕES)

CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE

JOSÉ MARTINS S NETO

TEXTO 01 - O HOMEM. QUEM E ELE? PARADIGMAS: CERTEZAS E INCERTEZAS
Adaptação do texto original: Paradigmas Humanos, de Amauri Carlos Ferreira.
A concepção do mundo que imperava antes dos tempos modernos, aquilo que podemos chamar de cosmovisão ou visão de mundo do homem antigo e do homem medieval, se caracterizava por ser uma cosmovisão cosmológica. Que quer dizer isto? Quer dizer que existia uma idéia de "Cosmos" como uma ordem natural acabada, fechada, perfeita, e, portanto, estática. Uma ordem natural em que o homem estava inserido como um de seus elementos, com a particularidade apenas de que ele podia compreendê-la; mas não profundamente. E por isso a principal atitude do homem diante do "Cosmos", era a contemplação. Ele podia contemplar, investigar e admirar a beleza e a harmonia da ordem natural, mas ele não era o criador desta ordem, nem tinha o poder de transformá-la a fundo. Além disso, o tempo desta ordem natural era, por sua vez, um tempo homogêneo, que transcorria sempre o mesmo, num ciclo imanente; não era um tempo que trouxesse alguma coisa de novo, ou que avançasse num ritmo evolutivo.
É tudo isto que se quer dizer quando se afirma que a visão tanto do homem antigo como do homem medieval era essencialmente uma visão cosmológica. Para a explicação de todos os problemas e para a interpretação do próprio homem, ele partia sempre da idéia do "Cosmos", da idéia de uma ordem natural dada em si mesma, concluída, perfeita, fechada, estática e homogênea. Ao lado desta característica comum, há, entretanto, uma diferença importante entre a cosmovisão do homem antigo e a cosmovisão do homem medieval.
Ambas são cosmológicas, mas a cosmovisão do homem antigo, além de cosmológica, era cosmocêntrica, enquanto a visão do homem medieval era cosmológica, mas por sua vez, teocêntrica. A visão do homem antigo era

Relacionados