022jjjj

Páginas: 89 (22120 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014


COLETÂNEA DE TEXTOS
(PARA LEITURA E AVALIAÇÕES)

CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE








JOSÉ MARTINS S NETO










TEXTO 01 - O HOMEM. QUEM E ELE? PARADIGMAS: CERTEZAS E INCERTEZAS
Adaptação do texto original: Paradigmas Humanos, de Amauri Carlos Ferreira.
A concepção do mundo que imperava antes dos tempos modernos, aquilo que podemos chamar de cosmovisãoou visão de mundo do homem antigo e do homem medieval, se caracterizava por ser uma cosmovisão cosmológica. Que quer dizer isto? Quer dizer que existia uma idéia de "Cosmos" como uma ordem natural acabada, fechada, perfeita, e, portanto, estática. Uma ordem natural em que o homem estava inserido como um de seus elementos, com a particularidade apenas de que ele podia compreendê-la; mas nãoprofundamente. E por isso a principal atitude do homem diante do "Cosmos", era a contemplação. Ele podia contemplar, investigar e admirar a beleza e a harmonia da ordem natural, mas ele não era o criador desta ordem, nem tinha o poder de transformá-la a fundo. Além disso, o tempo desta ordem natural era, por sua vez, um tempo homogêneo, que transcorria sempre o mesmo, num ciclo imanente; não era um tempoque trouxesse alguma coisa de novo, ou que avançasse num ritmo evolutivo.
É tudo isto que se quer dizer quando se afirma que a visão tanto do homem antigo como do homem medieval era essencialmente uma visão cosmológica. Para a explicação de todos os problemas e para a interpretação do próprio homem, ele partia sempre da idéia do "Cosmos", da idéia de uma ordem natural dada em si mesma, concluída,perfeita, fechada, estática e homogênea. Ao lado desta característica comum, há, entretanto, uma diferença importante entre a cosmovisão do homem antigo e a cosmovisão do homem medieval.
Ambas são cosmológicas, mas a cosmovisão do homem antigo, além de cosmológica, era cosmocêntrica, enquanto a visão do homem medieval era cosmológica, mas por sua vez, teocêntrica. A visão do homem antigo eracosmológica e ao mesmo tempo cosmocêntrica porque não só tinha na idéia do "Cosmos" o ponto de partida para a explicação de todos os problemas, como além disto se centralizava nesse "Cosmos", ou ordem natural, como que num mundo auto-suficiente, que não era visto como um mundo criado por um ser superior, mas sim como um mundo em que o homem estava presente apenas para contemplá-lo.
O cristianismo, arevelação bíblica, o fato histórico do Cristo, iria introduzir nesta visão tradicional uma transformação profunda. Porque de repente o mundo deixou de sustentar-se em si próprio, deixou de ser auto-suficiente e passou a ser visto como um mundo criado; um mundo criado por Deus e um mundo que se destinava também, algum dia, a ser destruído por Deus. O homem estava neste mundo de passagem, nu, deitinerário curto, o seu destino seria voltar ao Deus de onde viera e para onde se dirigia. Por isso a visão do homem medieval se era por um lado cosmológica, porque interpretava toda a realidade do mundo a partir da idéia de uma ordem natural, era teocêntrica por outro lado, porque esta ordem natural era vista como uma ordem criada por Deus e porque toda a vida do homem medieval estava centralizadaem Deus e na esperança da salvação.
A idade moderna vai proceder à desagregação desta visão do mundo e aí é que devemos e reside a raiz teórica e última dos grandes problemas do pensamento moderno. A crise começa com a Renascença. O conteúdo essencial do Renascimento, do ponto de vista filosófico, o que nos interessa no momento, é o humanismo. De repente a preocupação do homem deixa de estarvoltada apenas para o mundo e para Deus, deixa de ser cosmológica e teocêntrica, e passa a centralizar-se no próprio homem. Daí, inclusive o retorno ao pensamento helênico, a descoberta da arte grega, o espírito aventureiro do homem renascentista. Pouco a pouco, através desta inversão humanista do renascimento toda a visão medieval vai ser transformada.
O que acontecia com o problema do homem?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!