022814521937

2585 palavras 11 páginas
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

INTRODUÇÃO A motivação primordial para este trabalho decorre da constatação de que os países desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento estão sendo afetados pelas alterações.
Climáticas: e outras catástrofes, sem que tenham sido encetadas medidas concretas que reduzissem a poluição e degradação ambientais. Os desequilíbrios ecológicos como o efeito estufa, degelos glaciais polares, enchentes, inundações, furacões, alterações climática bruscas e outros tantos, têm como causas a devastação e agressão ao meio ambiente desenvolvida pelo homem ao longo dos séculos. Por outro lado, a sobrevivência humana e de toda espécie de vida do planeta estão seriamente ameaçadas pelo uso prolongado e incorreto dos recursos naturais que, certamente, são necessários e mesmo indispensáveis ao atendimento das necessidades humanas. Além disso, a economia não tem criado formas ou incentivos para o manejo dos fatores produtivos de modo a não comprometer ainda mais o meio ambiente e evitar a ocorrência de degradações, exaustões de recursos produtivos e utilização inadequada das fontes energéticas disponíveis e de outros insumos econômicos. Numa perspectiva futura, a economia terá que se adaptar aos conceitos da ecologia na busca de alternativas econômicas, não baseadas exclusivamente na obtenção de lucros a qualquer custo, mas no uso ambientalmente correto de todos recursos. Soluções urgentes precisam ser encontradas e adotadas para alterar radicalmente a sistemática produtiva atual, por um tipo que não agrida tanto a natureza e seus ecossistemas e nem esgote as fontes naturais supridoras de matérias-primas e outros insumos indispensáveis à produção de bens e serviços.

ECONOMIA E ECOLOGIA

Os termos economia e ecologia estão intimamente associados e alcançaram relevância, nas duas últimas décadas, devido à crescente percepção pela comunidade cientifica

Relacionados