022625782003

2903 palavras 12 páginas
Colégio Impacto – Brazlândia
EJA - Educação de Jovens e Adultos

A Ditadura Militar do Brasil
Aluno (a): Zilneide Nogueira Pereira

Brazlândia, 15, de Junho, de 2014.
Colégio Impacto de Brazlândia
Trabalho de História – Ensino Médio
EJA - Educação de Jovens e Adultos
Modalidade a Distância

A Ditadura Militar do Brasil: Golpe Militar e Situação Política da Época

Aluno (a): Zilneide Nogueira Pereira
Turma: EJA – Ensino Médio

Brazlândia, 14, de Março, de 2014.
Índice
Introdução
Ditadura Militar e sua história: Inicio Passeata
O Golpe de Estado e Situação Política da época: Marechal Castello Branco Costa e Silva Emilio Médici Ernesto Geisel João Figueiredo
O Milagre Econômico
Conclusão
Bibliografia

Introdução
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
O novo regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e de oposição ao comunismo. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre brasileiro", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação, torturava e exilava dissidentes. Na década de 1980, assim como outros regimes militares latino-americanos, a ditadura brasileira entrou em decadência e o governo não conseguia mais estimular a economia e diminuir a inflação crônica, o que deu impulso ao movimento pró-democracia. O governo aprovou uma Lei de Anistia para os crimes políticos cometidos pelo e contra o regime, as restrições às liberdades civis foram relaxadas e, então, eleições presidenciais foram realizadas em 1984, com candidatos civis.

Relacionados