022582151902

704 palavras 3 páginas
Prefácio
O livro de Paulo Freire constitui-se numa palestra sobre a importância do ato de ler, é constituído de três artigos que se completam, onde o autor traz a temática da leitura, que reflete a experiência da alfabetização a adultos e bibliotecas populares em São Tomé e Príncipe.

Introdução
Paulo Freire, em seu livro A Importância do Ato de Ler, nos relata como conseguimos desenvolver nossa visão critica diante das realidades do mundo. Fala da alfabetização de adultos e das bibliotecas populares desenvolvidas em São Tomé e Príncipe e mostra a importância do ato de ler, não somente a leitura das palavras, mas da leitura que fazemos do mundo, pois antes de aprender ler a palavra, tem que ser feita a leitura do mundo em que vivemos.

A importância do ato de ler
Este livro afirma que a leitura do mundo precede da leitura da palavra, e que cada pessoa traz consigo suas experiências através de sua vida, porque mesmo sendo criança, tem suas imaginações e isso contribui para compor sua leitura, mesmo que seja a leitura de seu mundo, pois primeiro temos que ler o mundo que nos cerca para depois fazermos a leitura da palavra. Freire relata sua infância e de como foi alfabetizado, seus estudos eram feitos debaixo de arvores e perto de animais, usa suas experiências de vida para relatar como se precede a leitura da palavra e o quanto é importante fazermos uma leitura crítica, o gosto de ler se desenvolve na medida em que o leitor se interessa e de suas próprias necessidades.

Alfabetização de adultos e bibliotecas populares: uma introdução
Para Paulo Freire falar de alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, é falar dos problemas em que a leitura e escrita enfrentam não somente no ato de ler e escrever e sim em entender o que esta sendo lido, para adquirir conhecimento para si e de seu uso na sociedade, relata que não podemos negar que educar é ato

Relacionados