022492961988

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
A medida do tempo e a idade da Terra
 
A descoberta da radioatividade e a interpretação dos seus resultados permitiu a utilização do decaimento radioativo dos elementos para a datação terrestre, surgindo, deste modo, a datação absoluta.

A posição dos fósseis nos estratos é outro elemento utilizado para a datação da Terra - datação relativa.



A datação absoluta e a datação relativa sãodois processos de datação das rochas, permitindo-nos obter uma idade radiométrica ou absoluta e uma idade relativa, respectivamente.



A datação relativa, como o nome indica, não permite obter uma idade absoluta, isto é, em valores numéricos, mas uma comparação de idades. Ao contrário, a datação absoluta permite-nos obter um valor numérico para uma determinada idade.

Por exemplo, sedissermos que José tem 18 anos e que Pedro tem 16 anos, estamos falando em uma datação absoluta, mas se dissermos que Pedro é mais novo do que José, então falamos de uma datação relativa.



Idade relativa

A idade relativa, obtida por um processo de datação relativa, não nos permite determinar um valor numérico para a idade da Terra nem dos seus materiais constituintes, permitindo-nos apenasestabelecer relações entre os seus diferentes constituintes.

A datação relativa apóia na posição relativa dos estratos (princípio da horizontalidade e princípio da sobreposição dos estratos) e na presença de fósseis de idade (princípio do sincronismo ou da identidade paleontológica)

 
Princípio da horizontalidade

Os estratos sedimentares formam-se horizontalmente, isto é, os sedimentosdepositam-se horizontalmente à medida que vão chegando à bacia de sedimentação, por efeito gravitacional.

Os  sedimentos depositam-se na horizontal
 
 
Princípio da sobreposição dos estratos

Numa sequência estratigráfica não deformada, um estrato mais recente sobrepõe-se a um estrato mais antigo, o que significa que os estratos serão tanto mais antigos quanto mais profundos se encontrareme tanto mais recentes quanto mais superiormente se encontrarem na sequência estratigráfica.

Logicamente que os sedimentos, por efeito gravitacional, se vão depositando horizontalmente à medida que vão chegando à bacia de sedimentação. Os primeiros sedimentos a depositarem-se serão os mais antigos, enquanto os últimos a depositarem serão os mais recentes, encontrando-se colocados na partesuperior em relação a todos os outros. O princípio da sobreposição dos estratos permite deduzir precisamente isto.

 
Princípio do sincronismo ou da identidade paleontológica
 

Dois estratos apresentam a mesma idade se apresentarem o mesmo fóssil de idade.



Um fóssil de idade corresponde ao fóssil de um ser vivo que viveu apenas durante um curto período de tempo, embora possa ter ocupadouma extensa área e zonas muito dispersas da Terra. É o caso das trilobitas, que, tendo vivido apenas durante o Cambriano, nos permite datar como cambriana qualquer formação rochosa em que sejam encontradas.
A presença de um fóssil de idade em dois estratos diferentes, mesmo que se encontrem muito distanciados, permite-nos afirmar que os dois estratos possuem a mesma idade.
 
 
  
Idadeabsoluta ou radiométrica

 
A idade radiométrica permite que se obtenha um valor numérico para a idade das rochas, determinado em milhões de anos (M.a.). A determinação da idade radiométrica, baseia-se na desintegração de isótopos radioativos naturais, geralmente de potássio (K-40), rubídio (Rb-87), urânio (U-235 e U-238) e carbono (C-14). Este fato torna imediatamente limitada a aplicação destemétodo de datação a todas as rochas, pois nem todas apresentam na sua constituição mineralógica elementos radioativos ou, então, os possuem numa quantidade muito pequena, o que inviabiliza a sua utilização.
Os átomos iniciais de um isótopo radioativo (isótopo-pai) são incorporados na estrutura dos minerais, quando da gênese desses minerais, logo, da rocha que os contém. Como estes elementos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!