022333344444

1474 palavras 6 páginas
Aula 4 - OPERAÇOES COM TAXAS DE JUROS:

INTRODUÇÃO:

Dentre as inúmeras variáveis que fazem parte de uma operação financeira, a mais importante é a taxa de juros. Nem sempre a taxa de juros informada está pronta para ser utilizada no cálculo financeiro. Este capitulo tem como objetivo estudar as possíveis modificações que a taxa de juros deverá sofrer como por exemplo, quando ocorrer situações como em que o prazo da operação não coincide com a unidade de tempo da taxa de juros, ou quando a unidade de tempo da taxa de juros não coincide com o período de capitalização. Mostraremos as aplicabilidades das taxas de juros do ponto de vista da matemática financeira.

TAXA EQUIVALENTE:

A taxa equivalente não é um tipo de taxa de juros é apenas uma forma de operacionalizar as taxas quando os prazos que se referem as taxas não coincidem com o prazos da operação financeira.. Diante de tal situação, as taxas serão convertidas para os prazos da operação para que fiquem uniformes com relação ao tempo. Essa conversão é feita através de um processo de equivalência.

A Matemática Financeira diz que duas ou mais taxas são equivalentes quando, aplicadas sobre um mesmo capital, pelo mesmo período de tempo, produzimos o mesmo montante. Tal conceito pode ser aplicado tanto no regime de juros simples como no regime de juros compostos. TAXA EQUIVALENTE A JUROS COMPOSTOS

Como já foi dito anteriormente, a conceituação de equivalência de taxas estabelece que duas taxas referentes a períodos distintos de capitalização são equivalentes quando produzem o mesmo montante no final de determinado tempo, pela aplicação de um capital de mesmo valor.

O conceito de taxas equivalentes é válido para os dois regimes de capitalização existentes, porém o que os diferencia é com relação a aplicação, da metodologia de cálculo. Já vimos a metodologia a ser aplicada a Juros Simples, veremos agora a metodologia a ser aplicada a Juros Compostos: EXEMPLO: Uma

Relacionados