022071541953

1556 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho nos demonstra que a pedagogia iluminista surgiu em 1789 na França e visava liberdade de pensamento. Com este pensamento e junto a revolução francesa a sociedade buscou novos ideais de educação para o homem que atingissem toda a sociedade com seus novos métodos.
Utilizaremos também da biografia de Jean Jacques Rousseau, onde as suas teses serão abordadas através de suas experiências e na teoria da bondade natural do homem que irá direcionar a educação.
E para exemplificar as suas teorias iremos montar algumas atividades lúdicas, como brincar de casinha, pular amarelinha, entre outras, que demonstra a pedagogia iluminista.

1.1 Tendências pedagógicas do filósofo Jean Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, em 1712. Sua mãe morreu no parto. Viveu primeiro com o pai, depois com parentes da mãe e aos 16 anos partiu para uma vida de aventureiro. Até os 30 anos, praticava pequenos furtos e cuidava de crianças ricas. Com sua chegada a Paris, ficou amigo dos filósofos iluministas e iniciou uma breve, mas bem-sucedida carreira de compositor. Casou-se em 1745, com a lavadeira Thérèse Levasseur, com quem teve cinco filhos, todos entregues a adoção deixando um grande remorso em sua vida. Isso foi demonstrado em suas obras. Em 1756, famoso por seus ensaios, Rousseau recolheu-se ao campo, até 1762, para produzir algumas obras. Foram os anos em que produziu as obras mais importantes que despertaram a ira de monarquistas e religiosos. A partir deste momento começou a fugir das perseguições até os últimos dias de vida. Morreu em 1778 no interior da França. Durante a Revolução Francesa, 11 anos após sua morte, fizeram uma homenagem para ele, transladando os seus ossos para a sua cidade.
Rousseau tinha três lemas revolucionários: liberdade, igualdade e fraternidade, sendo este último não abordado em sua obra. O principal fundamento da obra de Rousseau é que o homem é bom

Relacionados