021768171007

516 palavras 3 páginas
1-Dentre algumas modalidades esportivas para deficientes pesquisadas ,o futsal para cegos se destacou pois é um esporte em que os jogadores tem necessidade extrema de usar seus outros sentidos (principalmente audição) para conseguir pegar a bola, desviar dos adversários e acertar o gol.
3-Muitos de nós achamos que os deficientes visuais não são capazes de praticar atividades do cotidiano e lazer,entretanto com algumas adaptacoes é possivel que eles realizem atividades e assim se tornarem mais independentes.
2-Embora não haja uma história oficial, acredita-se que a prática do futebol entre pessoas portadoras de deficiência visual tenha começado na década de 20, em Espanha, nos pátios das instituições especializadas. Caracteristicas : 5- O material e o espaço adequados para a prática do futsal para cegos não diferem tanto do jogo praticado pelos videntes, o que muito facilita o trabalho. A bola deve conter guizos ou, na impossibilidade de tê-la, pode-se envolver uma bola normal em saco plástico para possibilitar a audição do ruído do seu deslocamento. É importante o uso da venda, que possibilita a homogeneização de todos quanto ao sentido visual, pois alguns cegos percebem vultos e isso pode colocá-los em vantagem sobre os demais.
6- Algo é bem curioso: os goleiros têm sempre visão normal,porém sua área de atuação é restrita(dois metrosa à frente e cinco metros de largura),caso ele atue fora de seu perímetro o time será punido com pênalti. 4- Elementos basics para à iniciação do futsal para cegos :
4 a-Não se importam com a idade em que os alunos começarão a praticar futsal,porém todos devem ter sido iniciados anteriormente nas atividades de orientação e mobilidade e percepçãoauditiva. A negligência a este complexo senso perceptivo motor predisporá o aluno a maiores possibilidades de choque, conseqüentemente, de se machucar e possivelmente desistir.
4 b-Uma série de exercios são reaizados com alunos para evitar acidentes graves :atividaes que

Relacionados