021564135156415210

504 palavras 3 páginas
RELATORIO DE FILME
“PRECIOSA”

CARLA MARIA MOLINA 1114028
EDUCAÇÃO FÍSICA

BARRETOS
2013

RESUMO DO FILME “PRECIOSA”

Preciosa è um filme em que se trata de uma história de esperança. Onde nasce uma criança que devia ser tratada com carinho e amor, porém não foi assim que a nossa protagonista foi criada. Durante toda a infância foi violentada sexualmente pelo pai e psicologicamente pela mãe, que a tratava como escrava e ainda a culpava pelo o que o marido fazia com a própria filha. Vivia cercada de ódio, de sofrimento e de humilhações.
Sempre ignorada, vivia rodeada pelo ódio, e vivia uma imensa solidão, acompanhada pelo sofrimento. Auto-estima zero, uma realidade sem cor, que sequer permitia um momento de felicidade. Semi analfabeta Preciosa não tinha ciência da própria ignorância. Para ela a palavra FELICIDADE, era inexistente, não sabia soletrá-la e muito menos tinha consciência do seu direito de ser feliz.
A única hora que se sentia feliz, era nas suas ilusões, seus sonhos, sentia-se poderosa amada por um homem branco. Mas, a realidade triste de uma criança de 16 anos, mãe de uma criança com síndrome de down, e grávida do segundo filho. Coberta pelo preconceito de ser negra, gorda, pobre e analfabeta.
E como não bastasse tanto sofrimento, era portador do vírus do HIV, que o próprio pai o transmitiu.
Mas tudo começa a mudar quando ela é transferida para uma escola em que a professora tem uma sala com alunas com vários problemas sociais ajudando assim essas moças a recuperar a auto-estima e a se valorizar através da educação. Graças a esse apoio junto com uma assistente social, ela aprendeu a rebelar-se contra esse tratamento desumano praticado pela mãe. O conhecimento a libertou de algo que achava que não tinha mais mudança. Ela finalmente entende sua condição de ser humano, de que todos ser distinção de raça, cor, gênero ou classe social, tem direito a igualdade, liberdade e justiça. Assim ela

Relacionados