021557891961

1300 palavras 6 páginas
* Análise De Mercado: Cafeteria E Livraria

Atualmente o hábito de consumir café, entre os brasileiros, vem crescendo e se modificando também. Os cafés finos e diferenciados também apresentam um crescimento acentuado e, o que antes era produto de exportação, agora é comercializado no país, atendendo uma demanda de consumidores bastante exigentes. Devido à alta demanda do produto, houve a expansão de cafeterias e casas especializadas no ramo, bem como a elaboração e criação de novas bebidas com o insumo.
Sabemos que ainda existe um mercado a ser conquistado, dos quais uma parcela declara não gostar do sabor. Existe também um grupo de pessoas que continuam acreditando que o café faz mal à saúde, grupo este potencial consumidor desde que quebrado este paradigma.
A ABIC: Associação Brasileira das Indústrias de Café criou o programa de café e saúde que procura dissecar os preconceitos existentes para a bebida, induzindo o consumo e atraindo novos consumidores. Houve um crescimento de 40% pois na percepção, entre os médicos, de que o café pode trazer benefícios para a saúde.
Em relação a preferencia dos consumidores aos tipos de cafés mais consumidos, ainda continua sendo o café coado o tipo mais presente no consumo, principalmente no café da manhã, na residência. Mas o instantâneo também tem forte apelo para este horário. Já o capuccino e o expresso são os tipos mais consumidos fora de casa: em coffee shops, restaurantes, shopping e ambientes de trabalho, tanto no café da manhã, após o almoço ou mesmo no final da tarde. Esses tipos de cafés, bem como os especiais , descafeinado, orgânico entre outros - começam a mostrar uma presença mais significativa nas pesquisas e no dia-a-dia dos consumidores.
Os fatores que explicam o crescimento do consumo de café no Brasil continuam ligados não somente à melhora do poder de compra, mas, sobretudo, às ações de promoção do produto, melhoria da qualidade, cafés diferenciados e de alta qualidade.

Relacionados