021355645102

294 palavras 2 páginas
BRINQUEDO CANTADO
São manifestações lúdicas, formas mais elementares de dança, nas quais existem ritmo e movimento. Trabalha o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças. Além de auxiliar na educação, socialização e formação de personalidade.

BRINCADEIRA DE RODA
A brincadeira de roda tem características parecidas com o brinquedo cantado, envolve musica e dança. A grande diferença é que estimula o trabalho em equipe e é também uma forma de preserva nossa cultura já que normalmente as cantigas cantadas tem origem folclórica. Aprendam a coordenar movimentos com o ritmo além de também trabalhar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças.

PARLENDA
Nunca tinha ouvido esse termo 'Parlenda", pesquisei vários sites e vi que são rimas curtas e quase sempre engraçada. O site que apresenta a informação mais completa diz: "As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo."

LENGALENGA
Lengalenga é outro termo que nunca tinha ouvido, nas pesquisas que fiz vi que ela se se assemelha com as brincadeiras já citadas, envolve jogos lúdicos, musica e dança; a grande diferença é que as frases são curtas e com muitas repetições que permitem decorá-las com maior

Relacionados