02134566

352 palavras 2 páginas
RODUÇÃO

A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoasàquilo que um determinado grupo aprendeu.
A educação nas sociedades tem a tarefa de mostrar que os interesses individuais só se realizam plenamente através dos interesses sociais. Sendo assim, a educação ao socializar o indivíduo, mostra a este que sozinho, o ser humano não sobrevive,e que ele só pode desenvolver as suas potencialidades estando em contato com o meio social, ou seja, com as outras pessoas.

A ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo eatividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto oconjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
Geralmente a Educação Física nas escolas do Brasil é vista como umadisciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
Otermo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o

Relacionados