021.371.842-14

611 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Tucuruí - Pá, 29 de maio de 2013.

UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA

Relatório aula de Ciências

Aluno: Alexandre Freitas Rodrigues
Corpo do Relatório
Assunto: A água
O objetivo proposto pela professora pretendia alcançar com o assunto era “ Conscientizar as crianças sobre a importância da água para os seres vivos e evitar o desperdício de água”, mas em observação vi que os alunos tiveram um bom aproveitamento, porém, logo vi que eles não tinham noção do que era do valor que a água tem. Naquele momento tive vontade de levar as crianças pra ver isso de perto, em entrevistando um adulto sobre a importância da água no nosso planeta. Partindo de esse ponto eles notarem que isso realmente acontece. Foi até interessante eles dizerem em depoimento que amam a água.
De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou sequências didáticas sobre a questão da água.

Pode-se propor, de início, que os alunos citem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Peça que todos mostrem os trabalhos à turma e discuta os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Aproveite e assinale, também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.
No que deu pra analisar as nossas aulas, seriam bem

Relacionados