020524121198

790 palavras 4 páginas
Escola: Unidade Integrada Professor Galeno Edgar Brandes.
Disciplina: Filosofia – 7º Ano
Professora: Noédna A. Campos
Avaliação para obtenção de nota do 1º Período
1. Quantas vezes, você ficou preocupado, intrigado, cismado, pensando sobre determinada questão que não consegue encontrar uma resposta clara? Pelo pensamento você é capaz de sair de si mesmo, fazendo suposições e tirando conclusões a partir delas. Não esqueça! Para você encontrar respostas para suas questões é necessário ter um conhecimento sobre aquilo que incomoda. Portanto, a filosofia é uma disciplina que ajuda crianças e adolescentes a aprenderem a... Com base nessa afirmação, e nesse pequeno texto que foi extraído do nosso livro didático, assinale a alternativa CORRETA.
a) Pensar pelos outros. c) Fazer os outros pensar por você
b) Não pensar. d) Pensar por si próprio.
2. “Um asno, de passo tardo, mal podendo suportar o pesadíssimo fardo que tinha de carregar, pediu ao cavalo: - Amigo, podes dividir comigo a carga que mal suporto? Se assim continuar, muito em breve estarei morto. O cavalo respondeu: - Com isso pouco me importo. Sem demora, o asno morreu. Então o dono dos dois transferiu para o cavalo todos os sacos de arroz.” LA FONTAINE. O asno e o cavalo. In: SARAIVA, Juracy A. Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 213.

Essa fábula de La Fontaine representa o que muitas vezes acontece nas relações entre as pessoas. Com base na fábula e no que estudou, indique que atitude faltou ao cavalo.

a) O respeito, pois o asno queria que o cavalo o respeitasse ajudando-o, mas a atitude do cavalo foi desrespeitosa.
b) A amizade, pois se o asno fosse amigo do cavalo, ele teria levado os sacos sem reclamar.
c) A solidariedade, pois se o cavalo cooperasse com o asno, não sofreria as consequências da ausência dele.
d) A inteligência, pois,

Relacionados