020385262097

436 palavras 2 páginas
Considerações sobre a noção de texto

Conceito de texto

 Texto é um tecido, uma estrutura construída de tal modo que as frases não têm significado autônomo.
Num texto, o sentido de uma frase é dado pela correlação que ela mantém com as demais.

Considerações

 Primeira consideração: o texto não é um aglomerado de frases.
 Segunda consideração: todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla. Na sua posse como secretário de Indústria e Comércio. Ceccato, nervoso, foi infeliz ao rebater as denúncias. “Como são Pedro, nego, nego, nego”, disse a um grupo de repórteres, referindo-se à conhecida passagem em que São Pedro negou conhecer Jesus Cristo três vezes na mesma noite.
Esqueceu-se de que São Pedro, naquele episódio, disse talvez a única mentira de sua vida.
(VEJA, ano 20, 22:91)

Meu engraxate
É por causa do meu engraxate que ando agora em plena desolação.
Meu engraxate me deixou.
Passei duas vezes pela porta onde ele trabalhava e nada. Então me inquietei, não sei que doenças mortíferas, que mudança pra outras portas se pensaram em mim, resolvi perguntar ao menino que trabalha na outra cadeira. O menino é um retalho de hunganês, cara de infeliz, não dá simpatia alguma. E tímido o que torna instintivamente a gente muito combinado com o universo no propósito de desgraçar esses desgraçados de nascença. “Está vendendo bilhete de loteria”, respondeu antipático, me deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate!
Os olhos do menino chispeavam ávidos, porque sou dos que ficam fregueses e dão gorjeta. Levei seguramente um minuto pra definir que tinha de continuar engraxando sapatos toda a vida minha e ali estava um menino que, a gente ensinando, podia ficar engraxate bom.
(ANDRADE, M. de. Os filhos da Candinha. São Paulo, Martins, 1963. p. 167)

TIRO CERTEIRO
Estado americano limita porte de armas.
No começo de 1981, um jovem de 25 anos chamado John Hinckley Jr.

Relacionados