020363082275

382 palavras 2 páginas
A Filosofia possibilita que o homem supere a situação dada e não-escolhida. Com essa superação, a pessoa surge como um projeto, capaz de ser livre e de construir seu destino. A Filosofia recupera o processo perdido do imobilismo das coisas mortas porque já estão ultrapassadas, pois ela tem o poder de impedir a estagnação. Por isso ela sempre se confronta com o poder e sua investigação não fica alheia à ética e à política. Ela é importante pois torna um homem corajoso, uma pessoa que não tem medo de enfrentar as formas estagnadas, que aceita o desafio da mudança e que sabe transformar.
Sua importância é despertar em cada um de nós o desejo das indagações, a vontade de respostas ponderáveis que justifiquem nossos atos; uma resposta a cada uma das estranhas perguntas que nos surpreendem. Ela quer transformar nossa personalidade, onde não vamos mais fazer as coisas porque simplesmente todos a fazem de determinada maneira, mas sim, porque queremos fazer desse jeito. Ela mostra que nossa opinião é válida e que a opinião dos outros é válida apenas para eles.
Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação fácil de evidências que nunca questionamos porque nos parece naturais, óbvias. Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral e da sociedade. A Filosofia, tem como função, indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência.
A importância da Filosofia é exatamente essa, fazer com que nós abandonemos a ingenuidade e os preconceitos do senso comum, não nos deixando levar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos; buscando compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas

Relacionados