020026051961

419 palavras 2 páginas
Teoria de maturação (Gesell) Base do Desenvolvimento
A base do desenvolvimento é biológica, maturacional. O processo de desenvolvimento ocorre de forma ordenada e de acordo com determinados padrões gerais. Crianças normais progridem em uma mesma seqüência, sendo que o desenvolvimento se processa no sentido da cabeça para os pés (Céfalo-caudal); e do tronco para os membros (Próximo-distal). Essas características maturacionais não devem ser vistas como normas rígidas, mas como seqüências gerais do desenvolvimento, chamando a atenção para as diferenças individuais (influências ambientais), admitindo-se uma margem de variação dentro da idade (ritmo).
Estimulação Ambiental
Enriquecer o ambiente da criança e oferecer-lhe as maiores oportunidades possíveis permite-lhe dar o melhor de si, mas não a tornam 'melhor', mais inteligente ou mais ágil do que, ao nascer, estava destinada a ser. O ambiente influencia o comportamento, mas não o determina. Reconhece que o fator de individualidade é poderoso, mas as variações individuais ligam-se a uma tendência central porque as seqüências e o plano básico do desenvolvimento são características relativamente estáveis/biológicas.
Estrutura da Personalidade
O recém-nascido não tem problemas de personalidade, pois não tem um sentimento claro da sua própria identidade. Mas, à medida que cresce, precisa tornar-se um indivíduo bem definido. Por volta dos 5 ou 6 anos, a criança deve ver-se a si própria como aquilo que ela é. Esse processo acarreta numa reorganização contínua das emoções, já que um desenvolvimento normal da personalidade requer um equilíbrio adequado da afeição e da autoconfiança. Com 4 semanas a criança passa a adquirir consciência do sorriso social e de seu rosto, dupla referência à personalização. Com 1 ano já fez progressos significativos no caminho da autodescoberta, explorando o seu próprio corpo e o corpo do outro.
Estabelece contatos sociais e experiências perceptuais a respeito de seu 'eu'. Por volta dos 5-6

Relacionados