02 PORTFOLIO CONTABILIDADE

1870 palavras 8 páginas
Contas e a Sua Função

A conta é a onde identifica um componente patrimonial com Bem, Direito, Obrigações ou Patrimônio Líquido, ou um componente de resultado, como também a despesa ou receita. Portanto são todos os acontecimentos que ocorreram diariamente na vida de uma empresa, como as compras, vendas, pagamentos, etc. Que são registrados pela contabilidade em contas próprias. Assim toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma conta denominada caixa, tendo os objetivos comercializados pela entidade, que são registrados em uma conta denominada mercadorias, e assim por diante. Deste modo a função de cada conta é representar a variação patrimonial, que um fato promoveu no patrimônio da empresa. Essa variação pode ser a débito ou a crédito da conta. Assim sendo, uma conta pode ser debitada ou creditada. Tendo a diferença entre débito e crédito de uma conta que é o saldo. Sendo que o saldo de uma conta pode ser devedor ou credor. E se o salda de uma conta é devedor, e quando o débito é maior que o crédito. O saldo de uma conta é credor quando o crédito é maior que o débito.

Teoria Patrimonialista

A Teoria Patrimonialista entende que o patrimônio é o objeto da contabilidade a ser administrada sendo sua finalidade o seu controle. E também tendo de separa as contas que representam a situação estática (patrimônio) das contas que representam a dinâmica da situação (receitas e despesas). E Por essa teoria, as contas são classificadas em dois grandes grupos: Contas patrimoniais e Contas de Resultado.
Contas patrimoniais - São as contas que representam a situação estática, ou seja, os bens, direitos, obrigações e a situação líquida das entidades, ou seja: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Estas contas permanecem com o seu saldo no momento da apuração do resultado, vale dizer, elas aparecem no balanço patrimonial.

Contas de resultado - É as conta que representam a situação dinâmica, as variações patrimoniais, ou seja, as contas que

Relacionados