02 FEVEREIRO CRANBERRY EM CRIAN AS

1220 palavras 5 páginas
TRATAMENTO FITOTERÁPICO PARA INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO RECORRENTES EM CRIANÇAS:
Cranberry

A infecção urinária é evento frequente na infância, incidindo em 3 a 5% de crianças do sexo feminino e em 1 a 2% do masculino e a recorrência é comum, ocorrendo em 25% dos recém-nascidos, em 30% a 50% das crianças maiores e essa porcentagem aumenta para 60 a 75% depois da segunda e terceira infecções.1

A quimioprofilaxia na idade pediátrica é prática comum, especialmente em pacientes com refluxo vesico-ureteral. No entanto, os muitos efeitos colaterais dos antibióticos, o aumento do número de bactérias resistentes aos antibióticos e o impacto econômico da terapia têm promovido a investigação sobre medidas alternativas para evitar infecções do trato urinário (ITU).2

CRANBERRY2
Cranberry, cujo nome científico é Vaccinium macrocarpon, é uma planta nativa da América do Norte que tem como principais componentes os flavonóides (entre os quais as antocianinas), catequinas, triterpenóides, ácidos orgânicos (butírico, málico, glucuronic, cítricos e quínico), vitaminas (A e C), carboidratos (especialmente frutose), sais minerais e taninos tais como as proantocianidinas (PAC) (característica de tipo A).

MECANISMO DE AÇÃO2,3,4
A bactéria mais freqüentemente responsável pela infecção urinária é Escherichia coli com 80% dos casos. A patogenicidade destas bactérias é ligada à presença de fímbrias nas extremidades da qual existem estruturas proteicas chamados adesinas que tornam possível sua adesão às membranas das células epiteliais da bexiga.

Cranberry demonstrou em estudos in vitro e in vivo a capacidade de reduzir ou impedir a adesão de E. coli nas células uroepiteliais, prevenindo e tratando as infecções do trato urinário.

ESTUDO CLÍNICO COMPROVA EFICÁCIA DE XAROPE DE CRANBERRY COMPARADO AO ANTIBIÓTICO TRIMETOPIMA5

Objetivo
Determinar a eficácia de xarope de cranberry na prevenção de infecção urinária de repetição (UTI) comparado à trimetoprima.

Métodos
Fase III ensaio

Relacionados