02 Apostila Economia Prof Newton Jadon 02

2694 palavras 11 páginas
ECONOMIA – 2015 USJT - PARTE 2.
PROF. NEWTON JADON.

Elementos Constitutivos do Sistema Econômico
Os elementos constitutivos do sistema econômico como um todo podem ser assim subdivididos:

Estoque de * Recursos Naturais Fatores * Recursos humanos De Produção * Capital * Capacidade empresarial * Tecnologia

Agentes * Unidades familiares Econômicos * Empresas * Governo

Complexo * Jurídicas * Políticas De * Sociais Instituições

Setores da Atividade Econômica

Setor Primário = agricultura, agropecuária e mineração.

Setor Secundário = Indústria de transformação

Setor Terciário = Serviços. Transporte, bancos, saúde, etc.

Evolução da economia brasileira

Na década de 1920, a população brasileira era pouco superior a 27 milhões de habitantes. A renda per capita deveria ser da ordem de US$ 130 anuais, talvez com menores desigualdades regionais do que hoje, mas certamente com acentuadas diferenças pessoais. Cerca de 70 % da população ativa vivia na agricultura. A indústria ainda engatinhava, limitando-se à produção de bens de consumo corrente, principalmente no setor têxtil e no de produtos alimentares. Um novo impulso de industrialização iria ser provocado pela Segunda Grande Guerra Mundial. Com a escassez internacional de vários produtos e com as dificuldades de transporte marítimo, o Brasil passa a substituir as importações de bens duráveis produzidos no exterior para compensar o volume físico de importações caiu em 41 % entre 1939 a 1942.
Com o crescimento do setor de transformação e com a mecanização da agricultura, o setor primário para a registrar uma menor participação percentual no total do produto interno bruto, apesar de seu aumento substantivo no volume físico produzido pelo setor.
Outro setor que vem crescendo é o setor de serviços (bancos, transporte, turismo, escritórios de contabilidade, médicos, hospitais, etc.).

Teoria do Valor

Antes de prosseguirmos,

Relacionados