02 06 Meningomielo

10432 palavras 42 páginas
138
Revisão

Mielomeningocele: conceitos básicos e avanços recentes
Meningomielocele: basic concepts and recent advances
Jorge W. Junqueira Bizzi1,
Alessandro Machado2

RESUMO
A mielomeningocele (MMC) é uma malformação embrionária do sistema nervoso central que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação decorrente de uma falha no processo de neurulação primária que é processo normal de fechamento do tubo neural. A MMC é a malformação decorrente do defeito de fechamento do tubo neural (DFTN) mais frequente. Tem etiologia multifatorial com participação de fatores genéticos e ambientais que afetam o metabolismo do ácido fólico. Os
DFTN podem ter sua incidência reduzida drasticamente com a suplementação de 0,4 a 1 mg de ácido fólico antes da gestação e com políticas governamentais de fortificação de farinhas com o ácido fólico, como já é feito no Brasil.
O diagnóstico pré-natal pode ser feito com segurança pela ecografia obstétrica, embora possa ser feito também com métodos mais sofisticados com a ressonância magnética.

ABSTRACT

Um grande número de anomalias podem estar associadas à
MMC, sendo a ocorrência de hidrocefalia e malformação de
Chiari tipo II quase constantes. O exame neurológico pode mostrar alterações funcionais da medula espinhal em graus variados, na dependência do nível medular em que ocorre, lesões localizadas em segmentos medulares mais craniais determinam maiores prejuízos neurológicos.

A large number of anomalies may be associated with MMC, and the occurrence of hydrocephalus and Chiari malformation type II are almost constant. Neurological examination may show functional impairment of spinal cord in varying degrees, depending on the level that occurs in spinal cord. Lesions located in spinal segments more cranial determine major neurological damage.

O tratamento cirúrgico deve ocorrer idealmente nas primeiras
24 horas após o nascimento para diminuir o risco de infecção.
Os objetivos fundamentais do reparo cirúrgico da MMC são a preservação

Relacionados