01regiao01 Norte 1

16784 palavras 68 páginas
Faculdade de Tecnologia Estácio – UNIDADE Belo Horizonte
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
COZINHA BRASILEIRA (NORTE, NORDESTE) 5º Período
Prof. Fernando Sabino

NORTE

Todas as culinárias regionais são, em grande parte, feitas dos ingredientes locais e das circunstâncias que envolveram sua formação. Na região Norte do Brasil não é diferente, graças às extraordinárias, e muitas vezes únicas, ofertas que a natureza local oferece. Um manancial de ingredientes e de cultura popular que baseia na imensa riqueza nos recursos da maior floresta do mundo a sua cozinha e o seu folclore.
O Brasil abriga, em suas terras, um tesouro mundial, essencial para a preservação da vida na Terra: a Floresta Amazônica. Essa imensa área verde, difícil de ser dimensionada até mesmo pelo brasileiro, compreende grande parte do território nacional. Em sua área caberiam sete vezes a França ou 32 países da Europa. A riqueza natural da Amazônia, na porção brasileira, abrange aproximadamente 5 milhões de km², sendo 23 mil km compostos por rios navegáveis que formam verdadeiras “estradas fluviais”, principal meio de transporte da região. O rio Amazonas, maior do planeta em vazão de água, está entre eles.
O ato de comer nessa região é uma experiência ímpar. De forma diferente do que aconteceu em outras regiões, nas quais diversas influências culinárias se mesclaram, no Norte prevaleceu o modo de cozinhar dos índios. A cultura indígena impera no Norte e está presente no folclore e nos ingredientes utilizados nos pratos.
Nesse aspecto, aliás, há quem considere a culinária do Norte como a genuinamente brasileira, pois é a que se formou com os recursos naturais, influenciada por um povo que por aqui vivia antes da colonização. Apesar de vigorosa, autônoma e original, mãe do caruru (caá-reru, comida de folhas) e da moqueca (po-kêca, embrulhado), pratos que hoje fazem parte do jeito de cozinhar dos baianos e dos capixabas, a culinária do Norte pouco influenciou as cozinhas regionais do

Relacionados