01CAP TULO 1 DUAS HIP TESES FUNDAMENTAIS 1

4783 palavras 20 páginas
CAPITULO UM
DUAS HIPÓTESES FUNDAMENTAIS
A psicanálise é uma disciplina científica instituída por Sigmund Freud há cerca de sessenta anos. Como qualquer ou tra doutrina científica, deu origem a certas teorias que se de rivam de seus dados de observação e que procuram ordenar e explicar esses dados. Aquilo que chamamos de teoria psica nalítica é, portanto, um corpo de hipóteses a respeito do fun cionamento e do desenvolvii da mente no homem. É uma parte da psicologia geral e compreende aquelas que são, sem dúvida, as mais importantes contribuições que se realizaram até hoje em relação à psicologia humana.
É importante compreender que a teoria psicanalítica se interessa tanto pelo funcionamento mental normal como pelo
• p De forma alguma, constitui apenas uma teoria de sicôpatologia. É verdade que a prdtica da psicanálise consiste no tratamento de pessoas que se acham mentalmente enferma ou perturbadas, mas as teorias psicanalíticas se referem tanto ao normal quanto ao anormal, ainda que se tenham derivado essencialmente do estudo e do tratamento da anormalidade.
Como em qualquer disciplina científica, as diversas hipó teses da teoria psicanalítica se relacionam mutuamente. Algu mas, naturalmente, são mais fundamentais que outras,, algumas estão mais bem estabelecidas que outras, e algumas já tiveram grande comprovação e parecem ser tão fundamentais em sua significação, que nos inclinamos a considerá-las como leis es tabelecidas a respeito da mente.
Duas dessas hipóteses fundamentais, que foram copiosa mente confirmadas, são o princípio do determinismo psíquico, ou da causalidade, e a proposição de que a consciência é antes um atributo excepcional do que um atributo comum dos pro cessos psíquicos. Para expressar esta i’iltima afirmação em palavras algo diferentes, podemos dizer que, de acordo com a
17
teoria psicanalítica, os processos mentais inconscientes são de grande freqüência e significado no funcionamento mental nor mal, bem como no anormal. Este primeiro

Relacionados