019904072208

701 palavras 3 páginas
Tema :O jogo didático

Delimitação do tema : O Jogo didático como Estratégia no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática no 7º Ano.

Pergunta de pesquisa: O jogo didático pode ser usado como uma estratégia na construção do conhecimento matemáticos dos alunos do 7º anos da Escola Municipal São Jorge do município de Caapiranga?

Objetivo geral: Contribuir através do jogo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Matemática dos alunos do 7ºAno.

Objetivos específicos:
Trabalhar através do jogos de ação e estratégias o conhecimento matemático dos alunos do 7º ano.

Delimitar os conteúdos que serão trabalhados por meio dos jogos.

Elaborar atividades que proporcione aos alunos do 7º ano a eficiência da aprendizagem da matemática.

Metodologia da pesquisa:

São muitos os depoimentos de professores e alunos sobre as dificuldades que enfrentam, quando se referem ao ensino da matemática. Professores e pesquisadores estão sempre inovando suas metodologias e práticas pedagógicas a fim de encontrarem alternativas que motivem a aprendizagem dos alunos e desenvolva a alta confiança, a concentração, o raciocínio lógico-dedutivo e a senso cooperativo. Foi embasado em algumas pesquisas que se fez pensar no jogo como estratégia na construção do conhecimento matemático neste trabalho acadêmico. Lara (2003, p. 23) comenta que o jogo:

Contudo, muitas vezes ele é conhecido apenas como um passa- tempo ou uma brincadeira ou uma brincadeira e não como uma atividade que pretende auxiliar o/a aluno/a pensar com clareza, desenvolvendo sua criatividade e seu raciocínio lógico.E,muito menos,como sendo um instrumento para a construção do conhecimento matemático.

Para ficarmos sabendo realmente se os jogos matemáticos usados como estratégias na construção do conhecimento dos alunos, irão ter bons resultados se fará necessário então a pesquisa-ação.Como comenta Silva; et. tal (2005, p.15): “Com a pesquisa ação os pesquisadores

Relacionados