019726041600

335 palavras 2 páginas
DECLINIO COGNITIVO NO IDOSO:

Resumo
O declínio da capacidade cognitiva (DCC) decorre dos processos fisiológicos do envelhecimento normal ou de um estágio de transição para as demências. Estudos epidemiológicos mostram que idosos com declínio da capacidade cognitiva apresentam maior risco de desenvolver Doença de Alzheimer (DA), em particular aqueles com déficit de memória episódica. Apresente atualização mostra os principais critérios diagnósticos, achados neuropatológicos e neuropsicológicos do declínio da capacidade cognitiva durante o envelhecimento.

DEMÊNCIA NO IDOSO

A demência não se refere a uma única doença, mas a síndrome crônica, cujas características principais são : declínio de memória adquirido e declínio de outra função cognitiva, acompanhadas de mudanças de humor, comportamento e personalidade.

DOENÇA DE ALZHEIMER

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença cerebral degenerativa, caracterizada por perda progressiva da memória e de outras funções cognitivas, que prejudicam o paciente em suas atividades de vida diária e em seu desempenho social e ocupacional, sendo que ela é bem mais frequente na população da terceira idade.

DEMÊNCIA VASCULAR

A definição de demência classicamente prioriza o comprometimento de memória (por acometimento cortical, tal como na DA) (APA, 2000a); entretanto, falha na identificação de grande número de pacientes, cujo comprometimento primário ocorre em outros domínios cognitivos. Os pacientes com DV tipicamente apresentam-se com síndrome demencial do tipo cortiço-subcortical, na qual os sintomas primários são de déficits nas funções executivas ou focais múltiplos.

DELIRIUM NO IDOSO

Delirium é uma síndrome neurocomportamental decorrente da quebra transitória da homeostase cerebral. Deve-se, invariavelmente, a perturbações sistêmicas ou do sistema nervoso central. Em pacientes idosos, a ocorrência aumenta o reconhecimento de quadros demenciais preexistentes. Em contrapartida, indivíduos idosos

Relacionados