019079732275

1131 palavras 5 páginas
Significado de Tomismo e Neotomismo no Serviço Social (São Thomás de Aquino)?
TOMISMO -é a doutrina ou filosofia escolástica de São Tomas de Aquino (1225-1274)
No campo da moral,Tomas e Aquino se distingue do agnostinianismo ,pois a moral é chamada essencialmente intelectualista.

NEO-TOMISMO - é o movimento de retornou a filosofia Tomista na Idade Média,resgatada a luz da tendência intelectuais modernas e retomadas especialmente á partir de 1879,por influência do Papa Leão XIII.

Quais as relações Igreja -estado no serviço social?
Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja.

Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades europeias.

E desse modo se aproximavam cada vez mais da Igreja Católica europeia que. por sua vez, assumia progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.

Durante a década de 1920 há um desenvolvimento moderado, o qual se acelerará no início da década seguinte, com a mobilização da igreja, do movimento católico leigo, surgirá o Serviço Social como um departamento especializado da Ação Social.

A crise mundial de 1929 atuará como um catalisador das contradições, acelerando o surgimento das condições objetivas que possibilitaram o fim da supremacia da burguesia ligada ao complexo cafeeiro.

A luta do proletariado pela sua cidadania social.

Nenhuma classe ou fração de classe tem condições de legitimar-se no domínio exclusivo do aparelho do Estado ou de traçar um projeto com o qual pudesse integrar ou articular em torno de seus interesses.

O Estado assume os interesses divergentes que emergem das contradições entre as diferentes frações dominantes e as reivindicações dos setores populares.

O proletariado é duramente reprimido, desmantelando-se sua organização política

Relacionados