018653341309

845 palavras 4 páginas
Então vimos a primeira equipe tratar das INFLUÊNCIAS DO PERÍODO PRÉ E PERINATAL NO DESENVOLVIMENTO a segunda equipe falou sobre o desenvolvimento da CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS e VAMOS ENVELHECER MAIS e expor sobre o DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 2 a 6 ANOS
Desenvolvimento Físico-Motor no Período Pré-Escolar
Designa-se por período pré-escolar ao intervalo de idades entre os 2/3 e os 6 anos. Neste período as crianças deixam de ser bebés, são capazes de maiores e melhores realizações. Uma criança de 3 anos é uma criança aventureira resoluta, sente-se à vontade no mundo, capaz de explorar e descobrir as suas capacidades. A criança desta idade deixou de atravessar um período relativamente perigoso – os primeiros 3 anos de vida – para entrar numa fase mais saudável e menos ameaçadora.
Mudanças Fisiológicas
• Por volta dos 3 anos de vida as crianças tornam-se mais compridas e mais esguias, perdem a face redonda, típica do bebê, e os músculos abdominais desenvolvem-se, diminuindo a barriga. As suas proporções físicas assemelham-se mais às do adulto.
• Os rapazes por volta dos 3 anos são ligeiramente mais alto e pesados do que as moças e tem mais massa muscular por quilo de peso corporal, enquanto as meninas têm mais tecido adiposo. Tanto os rapazes como moças, neste período crescem entre 5 a 8 centímetros e ganham 2 a 3 quilos por ano. A superioridade dos rapazes face às moças mantém-se até ao início da puberdade.
• Estas mudanças físicas refletem o desenvolvimento no interior do corpo. O crescimento muscular e ósseo aumenta, os ossos tornam-se mais fortes e duros, dando uma maior proteção interna. O sistema respiratório, circulatório e imunitário desenvolvem-se crescentemente e contribuem para a força física e para a vitalidade da criança.
• Por volta dos 3 anos aparecem os primeiros 20 dentes e as crianças podem mastigar tudo quanto quiserem. Os pais tendem a ignorar e a achar normal o facto de crianças com menos de 4 anos chupar no polegar. Porém, a dentição

Relacionados