018520121902

656 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS
Pólo de Miranda/MS
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Acadêmico: Daniele Assis Arguelho

Atividade 2.

Auguste Comte nasceu em Montpellier, na França. Aos 16 anos ingressou na escola Politécnica, mais tarde iniciou medicina em Montpellier. Comte foi secretário de Saint- Simon, 1º filósofo a ver claramente a importância da organização econômica na sociedade moderna, para sobreviver Comte foi professor particular e examinador. Comte diz que toda sociedade se mantém pelo acordo dos espíritos, Comte julgava o mundo moderno como uma época de desordem econômica, política, moral e intelectual, apontando como solução a necessidade de uma nova filosofia. E nessa visão o homem tem o papel de aguardar os acontecimentos devendo fazer parte da sociedade a qual foi idealizado por Comte como um homem prático, empírico e empreendedor.
Comte defendia uma escola livre, laica, através da substituição do currículo enciclopédico, com a inclusão das disciplinas cientificas como matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia e moral. A sociologia foi criado em 1798 a 1857 por Comte onde foi considerado o pai da sociologia por ser o primeiro pensador moderno, ele defendia a ideia da sociedade, e para funcionar tinha que estar organizada para poder alcançar o progresso.
Émile Durkheim nasceu em Épinal, no noroeste da França, era filho de Judeus e optou por não seguir o caminho do rabinato e mais tarde declarou-se agnóstico, lecionou pedagogia e ciência social na faculdade de letras de Bordeaux.
Durkheim defende na sociedade o pressuposto, de que a sociedade só se mantém a cada nova geração, quando de alguma forma compartilham os principais conceitos de sua obra. Mas entretanto critica Comte na sua perspectiva evolucionista, pois para Durkheim os fatos sociais deverian ser encarados como coisas, no caso de objetos exteriores, que deve ser medidos, observados e comparados independente do que pesan ou declara

Relacionados