018145011490

1948 palavras 8 páginas
SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO
Max Weber

Eliane Gomes da Costa
Maria Aparecida Soares de Oliveira Rodrigues
Maria Cecília Alves de Souza
Maria Vania Moura dos Santos
Pamella Souza do Rosário
Paula Cristina Guidoni Maestrini
Solange Gonçalves Roedel Prof.ª Carolina Cordeiro Barcelos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em Pedagogia
07/07/2011

RESUMO

Max Weber, sociólogo alemão falecido em 1918, foi um dos primeiros cientistas sociais importantes a levar em conta a importância da religião ou da mentalidade religiosa na configuração da economia política. O objetivo dele foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Para Weber, o moderno sistema econômico teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho.

Palavras-chave: Sociólogo; Religião; Capitalismo.

1 INTRODUÇÃO Pondo-se de lado alguns trabalhos precursores, como os de Maquiavel (1469-1527) e Montesquieu (1689-1755), o estudo científico dos fatos humanos somente começou a se constituir em meados do século XIX. Nessa época, assistia-se ao triunfo dos métodos das ciências naturais, concretizadas nas radicais transformações da vida material do homem; operadas pela Revolução Industrial. Diante dessa comprovação inequívoca da fecundidade do caminho metodológico apontado por Galileu (1564-1642) e outros, alguns pensadores que procuravam conhecer cientificamente os fatos humanos passaram a abordá-los segundo as coordenadas das ciências naturais. Outros, ao contrário, afirmando a peculiaridade do fato humano e a conseqüente necessidade de uma metodologia própria. Essa metodologia deveria levar em consideração o fato de que o conhecimento dos fenômenos naturais e um conhecimento de algo externo ao próprio homem, enquanto nas

Relacionados

  • 018145011490
    1356 palavras | 6 páginas
  • MAX WEBER
    958 palavras | 4 páginas