017978372089

653 palavras 3 páginas
ASBESTOSE
O que asbestose?
A asbestose é uma doença pulmonar devido à aspiração do pó de amianto (também chamado asbesto), que causa fibrose e importantes restrições funcionais ao órgão. Quanto maior for o tempo de exposição às fibras de amianto, maior é o risco da doença. Os operários que trabalham prolongadamente com amianto, sem proteção adequada, por exemplo, correm alto risco de contraírem a doença.
Quais são as causas da asbestose?
A asbestose se caracteriza por uma tentativa de cicatrização das lesões do pulmão causadas pela inalação do asbesto. Quando inaladas, as fibras de amianto aderem-se profundamente ao tecido pulmonar, causando cicatrizes (fibroses). Com o passar do tempo, essas fibroses vão se tornando tão extensas que ocasionam grandes prejuízos às funções respiratórias dos pulmões.

Quais são os principais sinais e sintomas da asbestose?
Os sinais e sintomas da asbestose surgem gradativamente à medida que as cicatrizes nos pulmões vão ficando maiores e eles vão perdendo a sua elasticidade normal. Aparecem, então, dispneia e diminuição da capacidade para os exercícios, gradualmente crescentes, tosse e sibilos. A asbestose pode também produzir o espessamento dos dois folhetos da pleura (membrana que reveste os pulmões). Pode aparecer também acúmulo de líquido na cavidade pleural (espaço entre as duas camadas da pleura) ou, mais raramente, após exposições muito duradouras, tumores na pleura ou em membranas do abdome. O câncer do pulmão está, em parte, relacionado à exposição prolongada e em alto grau às fibras de amianto.
Como o médico diagnostica a asbestose?
Em um primeiro momento, o diagnóstico baseia-se no histórico de exposição ao pó de amianto e em sinais radiográficos das lesões pulmonares. Nas pessoas com antecedentes de exposição ao pó, a radiografia do tórax mostrará as alterações características. De modo geral, ao escutar-se o pulmão da pessoa doente, o médico poderá ouvir crepitações anormais. Caso haja um tumor, o médico deve

Relacionados