0169727001348065644Jssica Aletea Santos Arajo

577 palavras 3 páginas
Motivação ou mobilização de pessoas?
Jéssica Aletea Santos Araújo
Grupo de Estudos Comunicação e Ações Motivacionais

Muitos líderes de organizações já entenderam que para manter a imagem e os índices de uma empresa não podem ocupar-se apenas com números. Hoje, o grande desafio está no quanto uma empresa consegue envolver e manter os colaboradores engajados na obtenção dos resultados.
Para isto, sabedores de que as pessoas se diferem em emoções, ideias, sentimentos, sonhos etc, os líderes estão empenhados em compreender o que motiva uma pessoa para que ela se engaje e atinja os resultados ambicionados pela organização.

a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento diante das diversas situações da vida. As necessidades ou os motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa (CHIAVENATO, 2005, p. 215).

Sendo assim, o líder somente contribui com a motivação de seus liderados criando um ambiente de trabalho agradável com estímulos que os incentivem. Chiavenato (2005) cita reconhecimento pelo trabalho feito, feedbacks, apoio do líder, informações acessíveis para o auxílio na tomada de decisão como alguns dos estímulos. Para o autor, a motivação interna às pessoas e a externa devem se complementar e o líder precisa entendê-las de maneira que possa usá-las como ponto de apoio (e) para, então, potencializar e alavancar a satisfação das pessoas no trabalho – “o gerente deve conhecer o potencial interno de motivação de cada pessoa e deve saber extrair do ambiente de trabalho as condições externas para elevar a satisfação profissional”.
Mas, se a motivação é intrínseca e os líderes apenas contribuem para com ela, não seria correto dizer que

Relacionados