016935640906

1757 palavras 8 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

______________________________________________________________________________________

Unidade Curricular: Desenvolvimento Ambiental e Sustentável
Prof. Luiz Carlos Marinho Cavalheiro
POLO DE ENSINO: PALMITOS SC
NOME COMPLETO: JOSE CARLOS CARVALHO, NEUSA A. BOITA

Atividade Obrigatória1- AO1

Desenvolvimento Sustentável
A conservação e preservação dos recursos naturais e a noção do homem integrado a natureza passaram a ter função muito importante na discussão sobre a qualidade de vida da população.
A preocupação com os recursos hídricos, a contaminação ambiental, a degradação humana, o surgimento dos movimentos preservacionistas e os avanços da ciência de
Darwin a GAIA, são acontecimentos que foram se somando ao longo da historia contemporânea, pressionando a mudança por um novo paradigma que incorpore a questão ambiental em nossos ideários. O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, que se tornou rapidamente uma unanimidade em todos os segmentos da sociedade, ocasionou o aprofundamento da discussão sobre seu real significado teórico e prático. A questão que se estabelece a partir daí é como o desenvolvimento sustentável pode ser operacionalizado para que sejam ajustados os rumos que a sociedade vem tomando em relação à sua interação com o meio natural e ela mesma.
A preocupação em avaliar o impacto ambiental resultante de grandes empreendimentos formalizou a necessidade da visão integrada, uma percepção holística do relacionamento de dados referentes ao meio natural, aspectos econômicos, sociais, políticas públicas e educação ambiental.
No Brasil, esta nova percepção é bem representada pela promulgação da Lei
6.938 de 31 de agosto de 1981, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente,
______________________________________________________________________________________
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Avenida Mauro

Relacionados